News
Loading...

INSPIRADOS EM BLACK MIRROR? CIENTISTAS QUEREM CRIAR ABELHAS ROBÔS PARA EXPLORAR MARTE

Não é de hoje que o homem está tentando de todo modo explorar cada vez mais o planeta Marte. Já enviaram sondas e robôs. Sendo o quarto planeta do Sistema Solar, Marte tem quase a metade do tamanho da Terra. Mesmo assim, o planeta desértico tem a mesma quantidade de superfície terrestre, já que cerca de dois terços do nosso planeta é coberto por água.
Mas e se a gente enviasse robôs voadores para o planeta vermelho? Isso vai depender de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama. Com cerca de 100 milhões de quilômetros quadrados, fica difícil explorar Marte com uma sonda, já que ela anda a uma velocidade de 0,14 km/h. Mas tais pesquisadores parecem ter encontrado outra solução para percorrer mais rapidamente o planeta vermelho. A gente conta essa história para vocês com mais detalhes.

Robôs voadores

E por que não fazer esse trabalho com abelhas-robôs? Estudando melhores formas de voar na rarefeita atmosfera marciana, cientistas macharam nos insetos uma ideia para desenvolver um mecanismo que tivesse uma aerodinâmica para favorecer o baixo consumo de energia.
Depois de fazer alguns testes em modelos que simulam as condições marcianas, os cientistas chegaram a projeto de um robô do tamanho de uma abelha, mas com asas de cigarra.
Os cientistas pretendem, em uma missão, colocar diversos desses robôs equipados com sensores e um dispositivo de comunicação sem fio dentro de uma sonda. Caso isso aconteça com sucesso, os robôs poderiam sair para explorar Marte e depois retornar para recarregar as baterias. O projeto foi chamado de Marsbess, que em português significa 'Abelhas de Marte'.
Além de aumentar a eficiência da exploração, seria mais resiliente as falhas individuais no sistema. Por exemplo, quando um desses robôs quebrarem ou tiverem algum problema técnico, a missão vai continuar, só que sem tal abelha.
O problema é que ainda não desenvolveram o robô. Mas a boa notícia é que vão contar com ajuda de engenheiros japoneses para dar esse passo. Os cientistas vão modelar, analisar e otimizar numericamente as informações sobre as condições atmosféricas do planeta vermelho. Os engenheiros irão executar a ideia, desenvolvendo e testando a abelha.
Mas e você, acredita que os cientistas terão sucesso com esse projeto? Comentem aqui embaixo.
Via   Revista Galileu  
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

Olá amigo curioso, me chamo Fabio Jaguar tenho 23 anos sou curioso de carteirinha, gosto muito de filmes e séries e estarei aqui com você diariamente, Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube, espero você lá!.

0 comentários :

Postar um comentário