News
Loading...

Golfinho morre sufocado ao tentar engolir polvo inteiro

Mesmo com a presa morta, tentáculos se prenderam na laringe do animal

RIO — Os polvos fazem parte do cardápio regular dos golfinhos, mas um desses cetáceos, um macho batizado como Gilligan, não teve sorte ao tentar engolir um polvo imenso e acabou morrendo sufocado. De acordo com pesquisadores da Universidade Murdoch, em Perth, na Austrália, trata-se do primeiro caso conhecido de asfixia em golfinhos provocada por esse molusco.



— Ele parece ter sido extremamente guloso e pensou: “quer saber, vou engoli-lo inteiro — disse Nahiid Stephens, patologista em Murdoch e coautora do artigo que descreve o caso na revista “Marine Mammal Science”, em entrevista à “National Geographic”.
O jovem macho foi encontrado numa praia a cerca de duas horas de Perth em agosto de 2015, ainda com o polvo preso em sua boca. As análises iniciais indicavam se tratar de um golfinho nariz de garrafa em excelentes condições, o que intrigou os pesquisadores. Outros golfinhos já foram vistos de alimentando de polvo, então Nahiid decidiu investigar o que aconteceu de errado. O primeiro passo foi remover o polvo.
— Realmente era um polvo imenso, eu puxava e puxava e pensava: “ainda tem mais!” — relembrou a cientista, acrescentando que os tentáculos mediam 1,3 metro.
A autópsia revelou que o problema aconteceu quando Gilligan tentou engolir o polvo. Os golfinhos são capazes de desengatarem a epiglote — uma pequena cartilagem acima da laringe que impede a entrada de líquidos e alimentos nas vias respiratórias — para aumentarem a abertura da boca para a ingestão de alimentos maiores.


No caso de Gilligan, um dos tentáculos do polvo se prendeu à laringe do golfinho, impedindo a reconexão da epiglote às vias respiratórias, fazendo com que o golfinho sufocasse até a morte. Segundo Nahiid, o mais provável é que o polvo já estivesse morto quando foi devorado, mas as ventosas ainda estavam funcionando.
AMACIAR A CARNE ANTES DE ENGOLIR
Segundo Kate Sprogis, também da Universidade Murdoch, polvos “não são presas fáceis de engolir”. Em seus estudos nas águas próximas a Bunbury, onde Gilligan foi encontrado morto, ela observou golfinhos arremessando polvos para o ar numa tentativa de amaciar a carne e desmembrá-la em pedaços menores.
— Isso demanda muita energia dos golfinhos — disse Kate, comentando que após muitos arremessos, normalmente os golfinhos mordem os polvos pela cabeça, já que os tentáculos continuam se movendo mesmo após a morte do molusco. — Gilligan obviamente não arremessou o suficiente, foi pretensioso e engoliu.

Veja este vídeo:

Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

Olá amigo curioso, me chamo Fabio Jaguar tenho 23 anos sou curioso de carteirinha, gosto muito de filmes e séries e estarei aqui com você diariamente, Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube, espero você lá!.

0 comentários :

Postar um comentário